E se eu te dissesse que é possível aumentar as vendas de forma previsível e escalável com margens altas de conversão em até 30 dias aplicando um método simples e prático?
O melhor de tudo, funciona tanto para empresas que já investem em algum tipo de ação de marketing digital, quanto para empresas que não investem em ações de marketing digital como tráfego pago por exemplo.
Se você já investe em tráfego pago ou estratégias de marketing digital, mas sente que está perdendo oportunidades de conversão, quero te apresentar o Inside Sales no WhatsApp e Instagram, uma solução altamente eficiente que pode ser a solução definitiva para sua empresa.
Através de automação de ChatBot, CRM e processos estratégicos de reativação de clientes, é possível aumentar o volume de vendas sem depender exclusivamente de novos leads. Neste artigo, você vai descobrir como transformar a base de clientes da sua empresa em um ativo de alto valor, gerando mais conversões e previsibilidade no faturamento.
O que é Inside Sales e por que você precisa implementar agora?
Inside Sales é um modelo de vendas internas que utiliza canais digitais como WhatsApp e Instagram para fechar negócios sem a necessidade de visitas presenciais. Essa estratégia se torna ainda mais poderosa quando utilizamos recursos de CRM e Automações de Venda e Atendimento com o uso de ChatBots e Inteligência Artificial. Isso permite a personalização da abordagem, nutrição do lead gerando valor e nível de consciência, acompanhamento do ciclo de vendas e fechamento mais rápido gerando mais faturamento para o seu negócio.
A grande vantagem desse método é que ele funciona sem aumentar seus custos com novos leads, focando na qualificação e reativação da base de contatos que já interagiram com sua empresa.
Agora veja um passo a passo de como implementar essa estratégia no seu negócio ainda hoje:
Passo 1: Ativação de ChatBot para Qualificação Automática de Leads
Antes de dar esse primeiro passo, é muito importante que a sua empresa tenha indicadores e informações sobre o histórico de compra dos clientes e histórico de conversas no WhatsApp dos leads gerados.
Ao avaliar o histórico de compras dos seus clientes, podemos criar ofertas personalizadas, aumentando significativamente as taxas de conversão em venda. Da mesma forma, ao analisar o histórico de conversas dos leads gerados nos últimos 90 dias, é possível estruturar um ChatBot Inteligente que otimiza a primeira interação e direciona os contatos para o caminho certo dentro do ciclo de vendas.
Para escalar as vendas de forma previsível, sua empresa precisa de dois processos fundamentais:
1️⃣ Uma abordagem estratégica para engajar e qualificar leads.
2️⃣ Um atendimento ágil para converter interessados em clientes.
É aqui que o ChatBot se torna essencial: ele automatiza a comunicação inicial, qualifica os leads e garante que apenas os contatos mais propensos a fechar negócio cheguem ao time de vendas, acelerando o processo de conversão.
✅ Responde perguntas frequentes automaticamente
✅ Qualifica leads com base em respostas automáticas
✅ Encaminha leads quentes para atendimento humano
Na ATIVA MD, a minha Assessoria de Marketing e Vendas para Empresas e Franquias, somos parceiros de plataformas como BotConversa, Kommo CRM, ManyChat, hoje as melhores soluções para gestão de marketing e vendas internas dentro de uma empresa.
Exemplo prático: Se um cliente perguntar sobre preços ou disponibilidade, o bot pode direcioná-lo para um atendente, ou, se for um lead frio, colocá-lo em uma lista de transmissão no WhatsApp destinada a de nutrição e geração de consciência de compra, tudo isso de forma automatizada.
Passo 2: Uso de CRM para Qualificação da Base de Clientes
Se sua empresa já tem uma base de clientes, a venda pode estar mais próxima do que você imagina! Um CRM (Customer Relationship Management) que significa sistema de gestão e relacionamento, permite:
✅ Filtrar clientes que já compraram
✅ Identificar padrões de compra e preferências
✅ Criar mensagens de marketing segmentadas e personalizadas.
Sugerimos como melhor custo benefício a Kommo CRM. Para estruturas complexas que demandam mais funcionalidades sugerimos a HubSpot, RD Station CRM e Pipedrive.
Exemplo prático: Uma clínica de estética, um restaurante ou comercio que vende no delivery ou uma empresa que presta serviços, pode usar o CRM para identificar clientes que compraram há mais de 3 meses e ainda não voltaram. Com isso, é possível enviar enviar uma oferta exclusiva via WhatsApp e Instagram para vários contatos de forma simultânea.
Passo 3: Automação de Retomada Após 48h da Primeira Interação
Muitos leads precisam de um pequeno empurrão para converter. Se você não tem um processo de follow-up automatizado, ou seja, um processo de retomada do contato com esses leads, sua empresa pode está perdendo dinheiro. Vender é diferente de tirar pedido.
✅ Configure automações para retomar contatos que interagiram mas não fecharam
✅ Envie mensagens personalizadas para cada etapa do ciclo de vendas
✅ Utilize gatilhos mentais (escassez, prova social, urgência) para acelerar decisões de compra
Exemplo prático: Se um cliente interagir com seu bot mas não avançar na compra, após 48h ele pode receber uma mensagem do tipo: “Oi, vimos que você se interessou no nosso serviço! Temos uma condição especial para você hoje. Vamos conversar?”
Como Implementar Inside Sales na sua Empresa e Garantir Resultados
Agora que você conhece a estratégia, a pergunta é: como colocá-la em prática de forma eficaz e sem dor de cabeça?
Na ATIVA MD oferecemos uma solução completa de Inside Sales com Automação e ChatBot, garantindo que sua empresa:
✅ Aumente o volume de vendas sem investir em tráfego pago
✅ Tenha um processo de atendimento ágil e escalável
✅ Utilize inteligência de CRM para vender mais para quem já comprou
✅ Crie automações estratégicas para recuperar leads perdidos
Bônus exclusivo para sua empresa
Imagine ter um parceiro estratégico para sua empresa crescer e ainda ganhar um bônus exclusivo de R$ 1.200,00 reais em créditos para anunciar no Google.
A ATIVA MD é o parceiro certo para te ajudar a impulsionar vendas com eficiência e otimização de custos.